Pega o lenço

Marcelo Sanches também integra a equipe VER COM PALAVRAS mas, antes disso, foi meu parceiro no roteiro e na locução de audiodescrição gravada de um livro infantil de imagens e de um filme brasileiro infanto-juvenil, que saímos apresentando em várias instituições para cegos de São Paulo para divulgar a AD.

O recurso ainda é pouco conhecido por boa parte das pessoas com deficiência visual atendidas pelas instituições. O público da AD costuma ser pequeno e, neste caso, ainda é preciso marcar a sessão durante o dia e em dia sem chuva, porque a maioria vem de longe, de ônibus e metrô, e quer estar de volta antes do anoitecer. Tanto o livro como o filme sempre foram muito bem recebidos; na primeira apresentação, eu e o Marcelo ficamos (e continuamos até hoje) muito emocionados com a reação de pessoas que, pela primeira vez, compreendiam imagens em tempo real e sem ajuda de ninguém.

Da lateral do auditório, durante a projeção do filme, eu observava as mudanças de expressão, as bocas entreabertas, as risadas, a surpresa. No final, luzes já acesas, entre palmas vigorosas, agradecimentos e frases como “Meu Deus, eu não sabia que era assim!”, “Deu pra entender tudinho!”, “Tem uma cópia pra eu levar pra casa?”, um senhor, de uns setenta anos, sozinho, continuava sentado na primeira fila, em frente à tela apagada. Pernas abertas, cabeça inclinada para o lado, segurava com as duas mãos a bengala apoiada no chão. Olhos marejados, rosto molhado. Me aproximei devagar e perguntei: “O senhor gostou do filme”? Com a voz baixa e trêmula, ele respondeu: “Minha filha…” Não conseguiu continuar. Procurou minha mão e a encostou em seu rosto. Ficamos os dois ali, assim, em silêncio.

@OutrosOlharesAD

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s