Dona Ana da Quermesse

Soube da dona Ana da Quermesse pelo neto dela, há dois anos. Dona Ana nasceu e jamais saiu de uma região rural do sul do país. Morou durante boa parte da vida com o marido em um sítio, onde criou os cinco filhos vendendo queijo e fazendo partos na vizinhança. Personalidade forte e "sempre dando risada", ficou cega com quase setenta anos. Uma das filhas, em São Paulo, procurou uma instituição de atendimento à pessoa com deficiência visual para "saber o que fazer". Não precisou. Dona Ana da Quermesse já sabia.

Passados os primeiros cinco meses do "susto", que é como ela se refere à perda da visão, já voltou a dar pitos nos filhos e netos pelo telefone: "’Cêis’ acham que porque tô cega não tô vendo o que vocês tão fazendo?" ou "Tô cega mas enxergo longe, sim, mesmo daqui deste sítio. Vocês que enxergam não tão vendo é nada. Do mundo a gente não aprende só o que tá vendo com o olho". Com a bengala, continuou indo pra lá e pra cá do mesmo jeito, fazendo até parto!

Audiolivro ela gostava. A família soube da audiodescrição, mas não deu a menor bola. O neto pegou o telefone para contar a novidade assim mesmo. Dona Ana riu. "E o que é que eu vou fazer com isso, menino? Aqui não tem televisão, só rádio que eu fico sabendo das coisas e já tá bom assim. A paisagem eu já conheço desde que nasci, tava até cansada de tanto ver a mesma coisa, cê acha que alguém precisa me contar como é? De sábado, vem gente aqui e todo mundo fica em roda conversando, de noite. No fim, aqui nesse pedaço, todo mundo vê a mesma coisa. O que eu sinto falta mesmo é de ver a cara de vocês, mesmo já tendo na cabeça."  E por que esse apelido, Ana da Quermesse? Nunca ninguém soube: o neto diz que ela desconversa, diz que não se lembra e não conta de jeito nenhum.

outrosolhares@terra.com.br

@outrosolharesAD

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s