Todas as coisas do mundo

Júlia tem seis anos. É filha única do Rafael e da Sônia. O Rafael é cego. Quando a Júlia nasceu, ele ainda estava no hospital, internado depois de um grave acidente de carro na estrada.

O casal assiste a tudo quanto é filme com audiodescrição, em DVD e em algumas sessões no cinema – eles moram em Curitiba, mas sempre que podem, vêm a São Paulo ou vão ao Rio de Janeiro, onde moram familiares. A Sônia foi, aos poucos, ouvindo a audiodescrição dos filmes por cada vez mais tempo e com um pouquinho mais de atenção e pesquisando na internet até tomar gosto pela coisa e, com a ajuda do Rafael, sair descrevendo tudo “sem dar muito vexame”, como ela mesma diz. E a Júlia, atenta, parava o que estivesse fazendo pra olhar toda vez que a mãe começava a descrever cenas de filmes ou programas de televisão.

Não faz muito tempo, estava o Rafael em frente à tevê ouvindo o jornal, a Júlia brincando de boneca no chão, os dois esperando a Sônia chegar do trabalho. No intervalo, uma chamada da novela das nove. A Júlia virou a cabeça para ver e falou alto: “É a Nina, com cabelo curto preto de menino, vestida com avental e má e chata como sempre”. O Rafael começou a rir: “Vem cá, minha filha, vem dar um abraço no papai!” A Júlia pulou no colo dele, toda orgulhosa, e falou, decidida: “Eu vou ser audiodescritora!” O Rafael parou de rir e, comovido, passou a mão pelos cabelos dela. A Júlia segurou o rosto dele com as duas mãos e, narizes encostados, explicou: “Sabe pra quê? Pra você também ver todas as coisas do mundo e eu só vou te contar as coisas bonitas, tá?” Desceu do colo do pai e voltou a brincar com a boneca no chão.

A Sônia ainda chegou a tempo de ver o Rafael fungando, rosto vermelho, em silêncio em frente à tevê, e a Júlia, toda animada, conversando com a boneca.

Esta história é uma homenagem do blog Outros Olhares a tantas realizações dos corajosos pioneiros da audiodescrição no Brasil: Bell Machado, Eliana Franco, Graciela e Lara Pozzobon, Letícia Schwartz, Lívia Motta, Maurício Santana; ao principal articulador do movimento pela audiodescrição no país, o incansável Paulo Romeu; e a tantos outros, igualmente talentosos, que já chegaram ou estão chegando e encontraram um caminho que, embora ainda longo e muitas vezes sem coisas bonitas, foi e continua sendo construído por eles, todos os dias, com idealismo, muito trabalho, profissionalismo e, acima de tudo, ética e respeito.

outrosolhares@terra.com.br

@outrosolharesAD

Anúncios

30 Respostas para “Todas as coisas do mundo

  1. Lucia querida,

    Parabéns pelo seu texto bonito, simples e poético, homenageando os audiodescritores brasileiros! Vc já faz parte desse grupo, com seu trabalho dedicado e competente. Beijo grande, Lívia.

  2. Lucia Maria,
    gentileza junto à sensibilidade só poderiam dar nessas suas palavras. Obrigada do fundo do coração.

  3. Nem perto de ser profissional mas me senti homenageda…tentando, crescendo e aprendendo muito com todo esse pessoal que admiro tanto na Audiodescrição! Lindas palavrinhas!

  4. Pode se sentir, Ju! A homenagem também vai pra todo mundo que estuda, gosta, apoia e divulga a audiodescrição. Um grande abraço!

  5. Lúcia Maria minha querida amiga. Que felicidade receber sua publicação em meu facebook. Não somente a história que você conta. Rica. Forte. Real. Mas a sua história, que você me conta através da publicação. Por meio de um outro… talvez o Outro… esse terceiro que habita e que, quando aparece, é mesmo transformador. Parabéns. Muita saudade. Com amor. Daniela Quevedo

  6. Lucia,
    Que lindo encontrar sua homenagem no Blog da Audiodescrição logo cedo!
    É investindo como vc falou, estudando, fazendo e acreditando, que essa
    “corrente do bem” vai transpor obstáculos e acordar consciências!
    Como disse a Ro Barqueiro: “e que venha o reconhecimento!”
    Saudações Inclusivas!

  7. Lúcia,

    Preciso parar de acompanhar seu blog, ou terei um enfarte de tanta emoção… risos

    E certamente você também já está incluida entre os dedicados batalhadores pela audiodescrição no Brasil.

    Um grande abraço: Paulo Romeu

  8. Lindo o texto! Simples, tocante – quase uma poesia! Ver o mundo com o olhar do outro. E a AD é imuito mais do que uma descrição. É se colocar no lugar do outro. Aprendi isso através dos trabalhos de vocês. Parabéns! E parabéns também à escritora do texto.
    Quando eu “crescer” quero ser como vocês!
    aprendiz de AD

  9. Felicidade é receber mensagem sua aqui no blog, sempre com um olhar apurado da boa psicanalista que é… Obrigada, Dani, de coração! Saudades, beijos pra você, Ricardo e os pequenos André (não mais tão pequeno) e Ana Rosa.

  10. Paulo, seu blog é a Globo da audiodescrição: o texto cai lá, pronto, os comentários bombam aqui… Obrigada, muito mesmo, pela mensagem e pelos constantes incentivo e divulgação do blog, desde o início. Abração!

  11. Lucia,

    Que mimo!!!

    Como agradecer vc, Paulo Romeu, Livia e tantos outros? Nem dá prá citar nominalmente, mas sintam-se todos incluídos, abraçados e muito, muito, muito festejados.

    Com seu empenho, dedicação e principalmente ETICA (em maiúsculas e, se possível, com lantejoulas e brilhos), vocês estão abrindo caminhos, semeados de princípios e valores da mais alta qualidade humana.

    É hora de darmos as mãos, numa linda e alegre ciranda, descobrindo e mostrando as coisas bonitas da Vida.

    Viva o Paulo Romeu, cujo blog equivale à Globo (adorei)!

    Viva você e os audiodescritores do Bem!

    Minhas homenagens
    Marta Gil

  12. E viva você, Marta Gil, pela alegria,esperança, competência e contribuições inestimáveis à questão da deficiência no Brasil. Agradeço, de coração, as homenagens e a mensagem tão alto astral! Um beijo!

  13. Lúcia Maria, amamos ver nossa história no seu blog, contada de um jeitinho delicioso, mas fiel ao que aconteceu. Eu e Rafael ficamos ainda mais felizes pelo uso que foi dado a ela, uma linda homenagem a pessoas que não sabíamos nem o nome apesar de termos apreciado seus trabalhos inúmeras vezes, foi emocionante. Escrevemos também porque a Júlia quer que você mande um beijo a ela. Parabéns a todos vocês, audiodescritores. Com carinho

    Sônia, Rafael e Júlia

  14. Obrigada a vocês pela história e por esta mensagem, que me emociona muito…
    Um beijo carinhoso a esta linda família e um beijo especial e muito, muito grande só pra você, Júlia!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s