Enquanto você dormia

 A Lívia chegou correndo e encontrou a filha, a pequena Aline, deitada na estrada vazia. Imóvel, de olhos fechados, pernas e braços dobrados, machucada, os cabelos claros espalhados pelo rosto e pelo asfalto. Parecia uma boneca de pano atirada por uma criança em um canto qualquer. Uma devastadora cena daquelas em que uma mãe não consegue acreditar mesmo acontecendo diante de seus olhos e que nunca, nunca mais esquece.   

Momentos antes, o carro em que viajavam com a família perdeu a direção, rodou na estrada e a menina, no banco de trás, foi atirada violentamente para fora por uma janela.

Os dias e noites seguintes, desesperadores e intermináveis, foram ali, juntinho da Aline, no hospital. O tempo todo, a Lívia segurava suas mãos, acariciava seus cabelos e conversava muito com ela. Chorava muito, também. Seu mundo, agora, estava ali. E de cabeça para baixo.      

Em algum momento, em alguma hora, de dia ou de noite, enquanto a Aline dormia, veio uma promessa, daquelas que vêm quando a dor é tanta e já não há nada mais a fazer a não ser esperar e que é quando descobrimos o que importa de verdade na vida.

Se a Aline acordasse, a Lívia, solidária, acolhedora e amorosa desde sempre, ia olhar ainda mais para o outro, fazer mais pelo outro, dedicar-se de algum jeito a alguma causa, por toda sua vida e sem querer nada em troca.

E a Aline acordou. O mundo voltou para o lugar, só que, dessa vez, um pouquinho maior.

A promessa foi e continua sendo cumprida. Mas as aulas voluntárias de inglês para cegos levaram a outro caminho, o da descoberta e da paixão pela audiodescrição. Hoje a Lívia é referência em AD no país. E a Aline, que é professora, a gente vê de vez em quando em apresentações de filmes e peças de teatro dando uma ajudazinha para a mãe, feliz da vida.

Esta é uma homenagem do blog Outros Olhares à Lívia Motta, que com competência, dedicação, generosidade, ética e alegria, vem transformando o mundo de centenas de cegos e  audiodescritores – que ensinou e continua ensinando – em um lugar que a cada dia também fica um pouquinho maior.

 

twitter: @OutrosOlharesAD

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s